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Ponteiros

  • Para se declarar uma variável em C, devemos declarar o seu tipo e dar um nome (identificador):

tipo_da_variável variavel1,...,variavelN;

  • Para se declarar uma variável ponteiro em C, é necessário também declarar o seu tipo e o nome, mas na frente do nome colocar um asterisco(*):

tipo_da_variável *variavel1,...,*variavelN;

  • É o asterisco (*) que informa ao compilador que aquela variável não vai guardar um valor mas sim um endereço para o tipo especificado.

figura

  • Para serem usados, os ponteiros precisam ser inicializados. Para inicializarmos uma variável ponteiro com o endereço de outra variável, usamos o operador &.

figura1

  • Para imprimir o conteúdo da variável numero a partir do ponteiro p basta colocar o asterisco na frente da variável:

figura2


Exemplo

#include<stdio.h>
int main(){
int numero;
int *p;
numero = 100;
p = &numero; //Move o endereço da variável numero para p
printf("\nConteúdo de numero = %d", *p); //imprime o conteúdo da variável numero
*p = *p * 10; //multiplica o conteúdo da variável numero por 10
printf("\nConteúdo de numero = %d", numero);
}
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Em resumo:

p : conteúdo é o endereço de memoria apontada por p (número);

*p : é o conteúdo da variável apontada por p (número);

&numero: é o endereço na memória da variável numero.

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